Onde está a singularidade do trabalho docente? O que tem no trabalho do professor de diferente com relação a todos os outros trabalhos? É precisamente o tipo de transformação que se realiza no trabalho pedagógico. Todo trabalho envolve uma transformação. Existe o objeto de trabalho – ou a matéria-prima, se quiser – que se transforma em algum produto. No caso do trabalho em geral, essa matéria-prima reage passivamente. Por exemplo, se eu estou produzindo uma mesa, eu não preciso pedir licença, nem autorização para a madeira, ou para a tábua, para eu transformá-la em mesa. No caso do trabalho pedagógico, não. O objeto de trabalho, aquilo que se transforma no humano-histórico é o educando. Se transforma em sua personalidade viva. Então, esse objeto de trabalho não é mero objeto. Ele é um sujeito. Então, é preciso a sua autorização, é preciso que eu o leve a querer aprender. Eu tenho que exercer o meu poder político nessa relação, levá-lo a agir de acordo com a minha vontade. É essa, precisamente, a diferença. Veja, em qualquer trabalho basta o aspecto técnico, no caso do trabalho docente, o técnico é revestido do político. O trabalho docente é necessariamente um trabalho político.