Em educação é sempre bom que os conceitos sejam utilizados com o devido rigor. A palavra social, por exemplo, que é muito falada pelos educadores, que falam até em qualidade social da educação, para diferenciá-la da qualidade dos neoliberais… Mas social apenas não basta. O homem é apenas social. Social a abelha também é. Mas ela já nasce assim e ela estabelece relações que são relações de objeto, diferentemente do ser humano.
No caso dos seres humanos, as relações são entre sujeitos, porque a subjetividade é que funda a sua especificidade humana. Os seres que se relacionam têm vontades, interesses, que nem sempre coincidem. Então, há a necessidade de relacionamentos que levem uns a agir de acordo com a vontade do outro, ou seja, há um exercício do poder nesse sentido. Por isso, a relação é um relação política.
Essa relação pode ser de dominação, que é o autoritarismo, mas pode ser também de diálogo, que é a democracia. Esta última é que está presente na educação. Mas sem a política e, no caso, democrática, não existe educação.
14/11/2023