Gestão democrática da escola não envolve apenas participação. E muita gente, para enfatizar, fala em participação ativa. Não basta participação ativa, não basta atividade. Em termos de atividade, o sistema capitalista é bastante rico. Ele te faz agir bastante, trabalhar, para produzir riqueza e ele se apropriar dessa riqueza. Não. Quando falamos em participação em termos democráticos, em termos políticos, nós envolvemos a qualificação dessa participação. É uma participação simplesmente para atender a normas ou a ordens que nem sempre são democráticas, ou é uma participação como sujeito? E, veja, sujeito não é simplesmente ator, agente. Sujeito é autor, ele envolve a sua vontade. A mesma coisa que a participação no processo pedagógico. Ele só se dá não quando o aluno simplesmente participa, mas ele participa com a sua vontade, ele se dispõe a estudar, ele se dispõe a participar, ele se faz sujeito. Aí se dá a educação, aí nós estamos no domínio da democracia, da verdadeira educação e de um participação verdadeiramente democrática.