A rigor, este texto talvez nem devesse integrar a sessão Scanner, pois é praticamente inédito. Escrevi-o para constar no site da Editora Ática, onde ele permaneceu por muito pouco tempo, em virtude de mudanças pelas quais a editora passou desde então. De qualquer forma, reproduzo-o aqui sem nenhuma alteração, na expectativa de que ainda possa ser útil para alguma reflexão.
Ora, a escola é, sim, uma empresa, se considerarmos o significado geral dessa palavra. Ou seja, empresa é todo empreendimento humano organizado para a produção de algo ou para a busca de fins, com a utilização do esforço humano coletivo.
Sim, pode-se argumentar, mas a escola não é uma empresa como qualquer outra; por isso não lhe é apropriado esse título. Mas, na verdade, isso acontece com toda empresa. Uma fábrica de calçados, por exemplo, também não é uma empresa qualquer, diferenciando-se em muitos aspectos de uma fábrica de automóveis, de um banco ou de um hospital. No entanto, todas continuam sendo empresas, embora com características diferentes umas das outras.
Esse raciocínio, todavia, não deve satisfazer os defensores da natureza única da escola. Os que se acham comprometidos com o mundo escolar insistirão que existe na escola alguma coisa de especial que faz dela um empreendimento peculiar. Pode até não haver uma explicação racional, pensam eles, mas “sentem” que esse algo existe e não pode ser ocultado nem mesmo pelo discurso “técnico” dos gestores e burocratas fazedores de políticas públicas.
Um argumento muito usado para diferenciar a escola é que, diferentemente da empresa em geral, ela lida com seres humanos, não com simples objetos. Essa alegação é lembrada mesmo por aqueles que querem fazer da escola mero negócio; embora o utilizem apenas para parecerem piedosos ou para serem simpáticos à causa oposta, já que eles mesmos não o levam muito a sério em suas decisões.
Essa justificativa tem seu fundo de verdade, mas não consegue dar conta da questão. Afinal, toda empresa lida necessariamente com seres humanos. A escola não é diferente de uma fábrica de parafusos, por exemplo, apenas porque nela se lida com seres humanos. A fábrica de parafusos também só funciona com seres humanos, muito embora explorados pelos proprietários do capital. Na verdade, esse argumento parcial parece fundamentar a ação dos que querem fazer da escola uma empresa como qualquer outra, devotando aos professores o mesmo desprezo que o capital dedica aos trabalhadores em geral.
Ao tentar aplicar na escola as cínicas técnicas de “relações humanas” aplicadas na empresa produtora de mercadorias, os modernos ideólogos da gestão empresarial ignoram completamente a especificidade do trabalho realizado na instituição educativa. Essa singularidade, que o verdadeiro educador nem sempre sabe exprimir, mas sente que é real em sua prática diária, advém do fato de que, na escola, não há apenas relações entre humanos, mas um tipo único de relação – a relação pedagógica –, pela qual o próprio humano é construído em sua configuração histórico-cultural.
Não se trata portanto de negar à escola sua condição de empresa, mas de afirmar seu caráter de educadora. Certamente isso não pode servir de desculpa para não lhe dar um tratamento técnico-administrativo, aplicando a melhor gestão na busca de seus objetivos; mas esse tratamento deve ser de acordo com sua especificidade pedagógica.
A dimensão educativa da escola é muito mais complexa e grandiosa do que se propala. O trabalho pedagógico só tem condições de se realizar plenamente se for de fato livre, não se confundindo com o trabalho forçado da produção capitalista em que o salário é a razão necessária e suficiente. A vontade soberana do aluno e a vontade soberana do professor extrapolam a motivação meramente pecuniária e não se satisfazem com os mais sofisticados mecanismos administrativos de uma empresa qualquer. São Paulo, 25 de julho de 2012.
Vitor Henrique Paro, 06/05/2020
Se notar alguma ideia ou tema que você considere mal abordado ou que exija maior explicação,
me comunique, por favor. Terei prazer em considerar sua observação.
Prezado Paro
Parabens pelo seu trabalhos e de ano de dedicação à educação, sobretudo à educação pública. Sobre o Artigo: 1) Sugiro que trata a escola como empreendimento e não como empresa, dada a representação social e o sentido científico do termo, sendo necessariamente (a empresa) ao mundo econômico e por conseguinte à lógica do capital e ao seu modus operandi; 2) Realmente, o diferencial da escola (assim como da organização militar ou da religiosa – que também não podem se organizar como uma empresa (capitalista), está no objeto epistêmico da Pedagogia. Tenho lido clássicos sobre o tema (Adelino Costa, p. ex.) e sinto falta disso. E essa ausência, parece-me, tende a vir do pressuposto epistemológico de que a educação é campo, constituído por diversas disciplinas (ciências da educação). Talvez, não sei, se fosse outro o pressuposto, considerarmos A ciência da Educação (a pedagogia), as análises pudessem fugir da armadilha de termos imagens para a escola, tomadas de empréstimo de outras disciplinas. Um abraço
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Prezado Paro
Parabens pelo seu trabalhos e de ano de dedicação à educação, sobretudo à educação pública. Sobre o Artigo: 1) Sugiro que trata a escola como empreendimento e não como empresa, dada a representação social e o sentido científico do termo, sendo necessariamente (a empresa) ao mundo econômico e por conseguinte à lógica do capital e ao seu modus operandi; 2) Realmente, o diferencial da escola (assim como da organização militar ou da religiosa – que também não podem se organizar como uma empresa (capitalista), está no objeto epistêmico da Pedagogia. Tenho lido clássicos sobre o tema (Adelino Costa, p. ex.) e sinto falta disso. E essa ausência, parece-me, tende a vir do pressuposto epistemológico de que a educação é campo, constituído por diversas disciplinas (ciências da educação). Talvez, não sei, se fosse outro o pressuposto, considerarmos A ciência da Educação (a pedagogia), as análises pudessem fugir da armadilha de termos imagens para a escola, tomadas de empréstimo de outras disciplinas. Um abraço