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Todos os Trabalhos Publicados

1 PARO, Vitor Henrique. Conceito, justificativa e fases do planejamento da educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 18, p. 63-73, set. 1976.

2 GATTI, Bernardete Angelina; ROVAI, Evangelina; PARO, Vitor Henrique. Um estudo sobre os cursos de formação de professores em nível de 2º grau (antigos cursos normais). Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 20, p. 15-37, mar. 1977.

3a PARO, Vitor Henrique. Aspectos econômicos da avaliação de currículos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 25, p. 97-103, jun. 1978.

3b PARO, Vitor Henrique. Aspectos econômicos da avaliação de currículos. In: Relatório do Seminário Sobre Avaliação. Brasília, MEC-SEPS, 1979. p. 65-82.

4 PARO, Vitor Henrique. Escola e formação profissional: um estudo sobre o sistema regular de ensino e a formação de recursos humanos no Brasil. São Paulo: Cultrix : Fundação Carlos Chagas, 1979. 95 p. (2. ed. em 1983; esgotada)

5 PARO, Vitor Henrique. A propósito do ensino profissional livre no Estado de São Paulo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 36, p. 27-40, fev. 1981.

6 PARO, Vitor Henrique. Estudo comparativo de custo-aluno nos diversos graus e modalidades de ensino. São Paulo: ATPCE : FCC, 1981. 263 p.

7 PARO, Vitor Henrique. O custo do ensino público no Estado de São Paulo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 43, p. 3-29, nov. 1982.

8a PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 1986. 175 p. ISBN 978-85-249-0061-X.

8b PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 17. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2012. 232 p. ISBN 978-85-249-1954-1. (3. reimp. em 2016)

9 PARO, Vitor Henrique. A administração de escolas de 1º e 2º graus e a natureza do processo de produção pedagógico. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 59, p. 27-31, nov. 1986.

10 PARO, Vitor Henrique. A gestão de escolas públicas de 1º e 2º graus e a teoria administrativa. Revista Brasileira de Administração da Educação, v. 4, n. 2, p. 22-28, jul./dez. 1986.

11a PARO, Vitor Henrique. A utopia da gestão escolar democrática. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 60, p. 51-53, fev. 1987.

11b PARO, Vitor Henrique. A utopia da gestão escolar democrática. Revista de Educação, São Paulo, n. 6, p. 33-35, nov. 1991.

12 PARO, Vitor Henrique; FERRETTI, Celso João; VIANNA, Cláudia Pereira; SOUZA, Denise Trento R. de. Escola de tempo integral: desafio para o ensino público. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1988. 232 p. ISBN 85-249-0118-7 (esgotado)

13 PARO, Vitor Henrique; FERRETTI, Celso João; VIANNA, Cláudia Pereira; SOUZA, Denise Trento R. de. A escola pública de tempo integral: universalização do ensino e problemas sociais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 65, p. 11-20, maio 1988.

14 PARO, Vitor Henrique; FERRETTI, Celso João; VIANNA, Cláudia Pereira; SOUZA, Denise Trento R. de. Viabilidade da escola pública de tempo integral. Educação & Sociedade, São Paulo, v. 10, n. 29, p. 86-99, abr. 1988.

15 BEISIEGEL, Celso de Rui; KRASILCHIK, Myriam; PARO, Vitor Henrique. Apresentação. In: SEMINÁRIO DE ENSINO DO SEGUNDO GRAU: Perspectivas, 1, 1988, São Paulo. Anais… São Paulo: Feusp, 1988. p. i-iii.

16 PARO, Vitor Henrique. Pontos críticos da proposta [da Escola em Tempo Integral]. In: CADEMARTORI, Ligia (Org.). O desafio da escola básica: qualidade e equidade. Brasília, IPEA, 1991. p. 48-61.

17 PARO, Vitor Henrique. Participação da comunidade na gestão democrática da escola pública. In: BORGES, Abel Silva et al. O papel do diretor e a escola de 1º grau. São Paulo: FDE, 1992. p. 39-47. Série Ideias, n. 12.

18 PARO, Vitor Henrique. O caráter político e administrativo das práticas cotidianas na escola pública. Em Aberto, Brasília, ano 11, n. 53, p. 39-45, jan./mar. 1992. (Publicado em maio de 1993.)

19 PARO, Vitor Henrique. A natureza do trabalho pedagógico. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 103-109, jan./jun. 1993.

20a PARO, Vitor Henrique. Situação e perspectivas da administração da educação brasileira: uma contribuição. Revista Brasileira de Administração da Educação. Brasília, v. 9, n. 1, p. 9-36, jan./jun. 1993.

20b PARO, Vitor Henrique. Situação e perspectiva da administração da educação brasileira: uma contribuição. Revista Brasileira de Administração da Educação, Brasília, v. 12, n. 2, jul./dez. 1996, p. 207-224. [Número especial. Seleção da RBAE: paradigmas, pesquisas e propostas] (Publicado em dezembro de 1997.)

21 PARO, Vitor Henrique. Avaliação e objetivos pedagógicos. Caderno Sinpro, São Paulo, ano 3, n. 3, p. 13-19, maio 1994.

22 PARO, Vitor Henrique. Gestão da escola pública: a participação da comunidade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 73, n. 174, p. 255-290, maio/ago. 1992. (Publicado em julho de 1994.)

23a PARO, Vitor Henrique. Por dentro da escola pública. São Paulo: Xamã, 1995. 335 p. (3. ed. em 2000, ISBN 85-85833-20-3; esgotada).

23b PARO, Vitor Henrique. Por dentro da escola pública. 4. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2016. 400 p. ISBN 978-85-249-2503-0

24 PARO, Vitor Henrique; Fátima Cunha F. Pinto. Provimento do cargo de diretor na escola pública: eleição de diretores. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO: desafios dos anos 90, 16, 1993, Rio de Janeiro: Anais… Rio de Janeiro, ANPAE, 1993. p. 43-53. (Publicado em junho de 1995.)

25 PARO, Vitor Henrique. Eleições de diretores na escola pública. Revista Brasileira de Administração da Educação. Brasília, v. 10, n. 2, p. 87-101, jan./jun. 1994. (Publicado em julho de 1995.)

26 PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática: participação da comunidade na escola. Nosso Fazer, Curitiba, ano 1, n. 9, ago. 1995, p. 1.

27a PARO, Vitor Henrique. Gestão da escola pública: alguns fundamentos. [Proposta para o 14º Congresso Estadual de Educação] In: SUBSÍDIOS para os encontros Regionais. XIV Congresso Estadual de Educação. São Paulo: Apeoesp, 1995. p. 4-5.

27b PARO, Vitor Henrique. Gestão da escola pública: alguns fundamentos. Educação em Revista. Goiânia, ano 1, n. 1, p. 6-9, mar. 1996.

27c PARO, Vitor Henrique. Gestão da escola pública: alguns fundamentos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 75, n. 179/180/181, p. 441-449, jan./dez. 1994. (Publicado em julho de 1996.)

28a PARO, Vitor Henrique. Eleição de diretores: a escola pública experimenta a democracia. Campinas: Papirus, 1996. 144 p. ISBN 85-3080-417-1 (esgotado)

28b PARO, Vitor Henrique. Eleição de diretores: a escola pública experimenta a democracia. 2. ed. rev. São Paulo, Xamã, 2003. 136 p. ISBN 85-7587-023-8. (esgotado)

29a PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 1997. 119 p. ISBN 85 08 06522 1 (3. ed., 17. impr. em 2013. ISBN 978-85-08-06522-6)

29b PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 4. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2016. 141 p. ISBN 978-85-249-2429-3.

30a PARO, Vitor Henrique. Administração escolar e qualidade do ensino: o que os pais ou responsáveis têm a ver com isso? In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 18., 1997, Porto Alegre. Anaissistemas e instituições: repensando a teoria na prática. ANPAE, 1997. v. 1. p. 303-314.

30b PARO, Vitor Henrique. Administração escolar e qualidade do ensino: o que os pais ou responsáveis têm a ver com isso? In: BASTOS, João Baptista (Org.). Gestão democrática. Rio de Janeiro, DP & A, 1999, p. 57-72. (2a. ed. em 2001.)

31a PARO, Vitor Henrique. Eleição de diretores de escolas públicas: avanços e limites da prática. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 10, n. 2, p. 139-151, 1997.

31b PARO, Vitor Henrique. Eleição de diretores de escolas públicas: avanços e limites da prática. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 77 , n. 186, p. 376-395, maio/ago, 1996. (Publicada em junho de 1998.)

32a MOURA, Manoel Oriosvaldo de; ANDRÉ, Marli E. D. A.; OLIVEIRA, Marta Kohl; PARO, Vitor Henrique. Princípios norteadores para o projeto pedagógico da escola básica: o caso da Escola de Aplicação da Feusp. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 22, n. 2 p. 224-233, jul./dez. 1996. (Publicado em janeiro de 1998.)

32b MOURA, Manoel Oriosvaldo de; ANDRÉ, Marli E. D. A.; OLIVEIRA, Marta Kohl; PARO, Vitor Henrique. Princípios norteadores para o projeto pedagógico da escola básica: o caso da Escola de Aplicação da Feusp. Pro-Posições, Campinas, v. 8, n. 1, p. 100-106, mar. 1997.

33 PARO, Vitor Henrique. A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública. In: SILVA, Luiz Heron da (Org.). A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis, Vozes, 1998. p. 300-307.

34a PARO, Vitor Henrique. Cidadania, democracia e educação. In: CONGRESSO NACIONAL DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR, 1., 1999, Blumenau. Anais. Prefeitura Municipal de Blumenau : Universidade Regional de Blumenau, 1999. p. 21-22.

34b PARO, Vitor Henrique. Cidadania, democracia e educação. In: FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2., 1999, Belém. Anais: reconstruindo o currículo de jovens e adultos na Escola Cidadã. Belém, S. M. E., 1999, p. 13-14.

34c PARO, Vitor Henrique. Cidadania, democracia e educação. Cadernos de Política e Administração da Educação, Vitória, v. 1, n. 1, p. 44-45, jan./jun. 1999.

34d PARO, Vitor Henrique. Cidadania, democracia e educação. Jornal da Apase, São Paulo, v. 12, n. 92, p. 5.

35a PARO, Vitor Henrique. Autonomia escolar: propostas, práticas e limites. In: CONGRESSO DO SINPEEM, 10. 1999, São Paulo. Anais: a educação e o mundo do trabalho. SINPEEM, 1999. p. 20-21.

35b PARO, Vitor Henrique. Autonomia escolar: propostas, práticas e limites. Cadernos de Política e Administração da Educação, Vitória, v. 1, n. 1, p. 17-19, jan./jun. 1999.

36a PARO, Vitor Henrique. O papel da escola: preparar para o trabalho ou formar para a vida. In: CONGRESSO REGIONAL DE EDUCAÇÃO UBC, 2., Mogi das Cruzes, 1999. Anais Mogi das Cruzes, Universidade Braz Cubas, 1999. p. 53-54.

36b PARO, Vitor Henrique. O papel da escola: preparar para o trabalho ou formar para a vida. In: FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2., Belém, 1999. Anais: reconstruindo o currículo de jovens e adultos na Escola Cidadã. Belém, S. M. E., 1999, p. 15.

36c PARO, Vitor Henrique. O papel da escola: preparar para o trabalho ou formar para a vida. Jornal da Apase, São Paulo, v. 12, n. 92, p. 6-7, jul. 2001.

37a PARO, Vitor Henrique. Parem de preparar para o trabalho!!! Reflexões acerca dos efeitos do neoliberalismo sobre a gestão e o papel da escola básica. In: FERRETTI, Celso João; SILVA JÚNIOR, João dos Reis; OLIVEIRA, Maria Rita N. (Org.). Trabalho, formação e currículo: para onde vai a escola? São Paulo: Xamã, 1999. p. 101-120.

37b PARO, Vitor Henrique. Parem de preparar o trabalho!!! Reflexões acerca dos efeitos do neoliberalismo sobre a gestão e o papel da escola básica. In: BELO HORIZONTE. Secretaria Municipal de Educação. Ciclo de conferências da constituinte escolar: projeto político-pedagógico. Belo Horizonte : SME 2000. p. 17-25. (Caderno temático, n. 4)

38a PARO, Vitor Henrique. Políticas educacionais: considerações sobre o discurso genérico e a abstração da realidade. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 22, 1999, Caxambu. Anais do Grupo de Trabalho “Estado e Política Educacional”. ANPEd, 1999, p. 19-31.

38b PARO, Vitor Henrique. Políticas educacionais: considerações sobre o discurso genérico e a abstração da realidade. [CD] In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 22., Caxambu, 1999. Anais: diversidade e desigualdade: desafios para a educação na fronteira do século. ANPEd, 1999.

38c PARO, Vitor Henrique. Políticas educacionais: considerações sobre o discurso genérico e a abstração da realidade. In: DOURADO, Luiz Fernandes; PARO, Vitor Henrique (Org.). Políticas públicas e educação básica. São Paulo: Xamã, 2001. p. 29-47. (esgotado)

39 PARO, Vitor Henrique. O conselho de escola na democratização da gestão escolar. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; SILVA JÚNIOR, Celestino Alves da (Org.). Formação do educador e avaliação educacional: organização da escola e do trabalho pedagógico. São Paulo: Unesp, 1999. v. 3, p. 109-118.

40 PARO, Vitor Henrique. Direção escolar e coordenação pedagógica: práticas e vivências. In: CONGRESSO NACIONAL DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR, 2., Blumenau, 2000. Anais: desenvolvimento humano e currículo. Blumenau, Prefeitura Municipal : Furb, 2000. p. 146-149.

41a PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, ética e liberdade. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO COLÉGIO CORAÇÃO DE JESUS, 2. Florianópolis, 2000. Anais: ética e educação: Brasil outros 500. Florianópolis, Colégio Coração de Jesus, 2000. p. 92-94.

41b PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, ética e liberdade. Educação Cidadã. Caxias do Sul, n. 8, mai./jun. 2001, p. 12.

41c PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, ética e liberdade. Jornal Apase, São Paulo, v. 12, n. 92. p. 5-6, jul. 2001.

42a PARO, Vitor Henrique. Educação para a democracia: o elemento que falta na discussão da qualidade do ensino. In: ANUÁRIO GT Estado e Política Educacional: políticas, gestão e financiamento da educação. Goiânia : ANPED, 2000. p. 107-122.

42b PARO, Vitor Henrique. Educação para a democracia: o elemento que falta na discussão da qualidade do ensino. [CD] In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 23., Caxambu, 2000. Anais: educação não é privilégio. ANPEd, 2000.

42c PARO, Vitor Henrique. Educação para a democracia: o elemento que falta na discussão da qualidade do ensino. Revista Portuguesa de Educação. Braga, v. 13, n. 1, p. 23-38, 2000.

43a PARO, Vitor Henrique. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000. 126 p. ISBN 85-85833-66-1 (3. reimp. em 2007) (esgotado)

43b PARO, Vitor Henrique. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. 2. ed. rev. São Paulo: Intermeios, 2018. 176 p. ISBN: 978-85-8499-106-8

44a PARO, Vitor Henrique. Reprovação não combina com educação. In:. PORTO ALEGRE. Secretaria Municipal de Educação. Ciclos de formação em debate. Porto Alegre : SME, 2000. p. 11-12.

44b PARO, Vitor Henrique. Reprovação não combina com educação. Jornal da Rede, Barueri, v. 1, n. 15, p. 2, 18 set. 2001.

45 PARO, Vitor Henrique. Por que os professores reprovam: resultados preliminares de uma pesquisa. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 8, n. 28, p. 273-282, jul./set. 2000.

46a PARO, Vitor Henrique. O princípio da gestão escolar democrática no contexto da LDB. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Porto Alegre, v. 14, n. 2, p.243-251, jul./dez. 1998. (Publicado em abril de 2001.)

46b PARO, Vitor Henrique. O princípio da gestão escolar democrática no contexto da LDB. In: OLIVEIRA, Romualdo Portela de; ADRIÃO, Theresa. Gestão, financiamento e direito à educação: análise da LDB e da Constituição Federal. São Paulo: Xamã, 2001. p. 79-88.

47 DOURADO, Luiz Fernandes; PARO, Vitor Henrique. (Org.). Políticas públicas e educação básica. São Paulo: Xamã, 2001. 158 p. ISBN 85-85833-88-2 (esgotado)

48 PARO, Vitor Henrique. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001. 150 p. ISBN 85-85833-81-5

49 PARO, Vitor Henrique. Reprovação escolar: renúncia à educação. São Paulo: Xamã, 2001. 167 p. ISBN 85-85833-82-3 (2. ed. em 2003)

50 PARO, Vitor Henrique. Prefácio. In: SOUZA, Silvana Aparecida de. Gestão escolar compartilhada: democracia ou descompromisso? São Paulo: Xamã, 2001. p. 7-9.

51 PARO, Vitor Henrique. Democratização da gestão escolar. In: FÓRUM NACIONAL DA EDUCAÇÃO, 2., 2002, Santa Cruz do Sul. Anais: humanizando teoria e prática. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2002. p. 60-64.

52 PARO, Vitor Henrique. Educação: realização pessoal vs. integração social. In: CONGRESSO DO SINPEEM, 13., 2002, São Paulo. Anais: a construção social e a educação. São Paulo: Sinpeem, 2002. p. 21-22.

52a PARO, Vitor Henrique. Educação: realização pessoal vs. integração social. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA, PESQUISA E SABERES DOCENTES, 2., 2005, Fortaleza. Anais. João Pessoa: UFPB, 2005. p. 24-25.

53a PARO, Vitor Henrique. Implicações do caráter político da educação para a administração da escola pública fundamental. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 25., 2002, Caxambu. Anais: educação: manifestos, lutas e utopias. Rio de Janeiro: ANPEd, 2002. CD-ROM.

53b PARO, Vitor Henrique. Implicações do caráter político da educação para a administração da escola pública fundamental. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 25., 2002, Caxambu. Anais: educação:manifestos, lutas e utopias. Rio de Janeiro: ANPEd, 2002. Disponível em: <http://www.anped.org.br/inicio.html> Acesso em: 15 nov. 2002.

53c PARO, Vitor Henrique. Implicações do caráter político da educação para a administração da escola pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 2, p. 11-23, jul./dez. 2002

53d PARO, Vitor Henrique. Implicações do caráter político da educação para a administração da escola pública. In: SILVA, Joyce M. A. de P. e. História, escola e políticas educacionais. Araras, SP: Uniararas, 2006. p. 193-200.

53e PARO, Vitor Henrique. Implicações do caráter político da educação para a administração da escola pública. In: SILVA, Maria Vieira; CORBALÁN, Maria Alejandra. Dimensões políticas da educação contemporânea. Campinas: Alínea, 2009. p. 13-32. ISBN: 978-85-7516-359-7.

54 a PARO, Vitor Henrique. Lugar de Pedagogo é só na Escola? In: ENCONTRO PARANAENSE DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 19., 2002, Campo Mourão. Anais: o pedagogo no mercado de trabalho? Campo Mourão: Unespar, 2002. CD-ROM.

54b PARO, Vitor Henrique. Lugar de Pedagogo é só na Escola? In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 1., 2005, Natal. Anais. João Pessoa: UFPB, 2005. p. 22.

55a PARO, Vitor Henrique. Reprovação escolar? Não, obrigado. Estadao.com.br. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/artigodoleitor/htm/2002/fev/15/151.htm> Acesso em 15 fev. 2002.

55b PARO, Vitor Henrique. Reprovação escolar? Não, obrigado. In: ENCONTRO PARANAENSE DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 19., 2002, Campo Mourão. Anais: o pedagogo no mercado de trabalho? Campo Mourão: Unespar, 2002. CD-ROM.

55c PARO, Vitor Henrique. Reprovação Escolar? Não, obrigado! Caderno Pedagógico, Goiânia, v. 1, n.1, p. 5-7, set. 2002.

55d Vitor Henrique Paro. Reprovação escolar? Não, obrigado.. In: MATIAZZO, Delva; GONÇALVES, Lourdes Bacicheti (Org.). Democratização da educação: um outro olhar. Maringá: Secretaria da Educação, 2004. p. 119-120. (Caderno Temático 4).

55e PARO, Vitor Henrique. Reprovação escolar? Não, obrigado. Correio da Educação, Porto, n. 192, 14 jun. 2004, p. 1-4.

56 PARO, Vitor Henrique. A escola: educação, cultura e desporto para a inclusão social. In: CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO, 2., 2001, Brasília. Anaisuma escola para a inclusão social. Brasília: Câmara dos Deputados, 2003. p. 29-31.

57 PARO, Vitor Henrique. Novas perspectivas para a Gestão Educacional. In: FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO, 2., 2003, Porto Alegre. Conferências e debates FME 2003. Porto Alegre: Governo do Estado do Rio Grande do Sul, 2003. Disponível em: <http://www.portoalegre.rs.gov.br/fme/interna.asp?mst=2&offset=12&m1=13510> Acesso em 23 dez. 2003.

58 PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar e qualidade da educação básica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1, 2003, Salvador. Anaisos novos caminhos para ensinar e aprender. João Pessoa: UFPB, 2003. p. 117-122.

59 PARO, Vitor Henrique. Progressão continuada e ignorância. In: Inep.gov. br. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/imprensa/artigos/vitor_paro.htm> Acesso em 28 dez. 2003.

60 PARO, Vitor Henrique. Lazer, Trabalho e Transformações Socioculturais. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE RECREAÇÃO E LAZER, 15., 2003. Santo André. Anais: Lazer e trabalho: novos significados na sociedade contemporânea. Santo André: Prefeitura Municipal de Santo André, Sesc São Paulo, 2003. CD-ROM.

61 PARO, Vitor Henrique. Avaliação e repetência. In: CARVALHO, José Sérgio (Org.). Educação, cidadania e direitos humanos. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 247-272.

62 Vitor Henrique Paro. Homenagem à Professora Myriam Krasilchik. In: KRASILCHIK, Myriam et al. Outorga do título de professor emérito: Myriam Krasilchik. São Paulo: Feusp, 2003. p. 11-16. (Publicado em 2004)

63 PARO, Vitor Henrique. [Homenagem do] Professor Doutor Vitor Henrique Paro [a José Mário Pires Azanha]. Cadernos de História e Filosofia da Educação. Homenagem a José Mário Pires Azanha. São Paulo: Feusp, v. 5, n. 7, p. 16-19, 2002. (Publicado em 2004)

64 PARO, Vítor. Seminário: qualidade da educação. In: BRASIL. Câmara dos Deputados. Política pública da educação: qualidade e democracia. Brasília: Câmara dos Deputados/Coordenação de Publicações, 2004. p. 127-146. Primeira parte: palestra.

65 PARO, Vítor. Seminário: qualidade da educação. In: BRASIL. Câmara dos Deputados. Política pública da educação: qualidade e democracia. Brasília: Câmara dos Deputados/Coordenação de Publicações, 2004. p. 166-186. Segunda parte: debates.

66 PARO, Vitor Henrique. O aluno estuda para aprender, ou (faz que) aprende para se livrar do estudo? Caros Amigos, São Paulo, ano 8, n. 95, p. 21, fev. 2005.

67 PARO, Vitor Henrique. Gestão da educação básica: novas perspectivas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA, 1., 2005, Curitiba. Congresso Brasileiro de Educação e Cidadania: publicação eletrônica. Curitiba, Ferrari Feiras e Eventos, 2005. CD-ROM.

68 PARO, Vitor Henrique. O compromisso do educador e o sentido da educação escolar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE LEITURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2, 2006, São Luís. Anais… João Pessoa: UFPB, 2006. p. 17-23.

69 PARO, Vitor Henrique (Org.). A teoria do valor em Marx e a educação. São Paulo: Cortez, 2006. 216 p. ISBN 85-249-1243-X (2. ed. em 2013, ISBN: 978-85-249-2017-2)

70 PARO, Vitor Henrique. Prefácio. In: PARO, Vitor Henrique (Org.). A teoria do valor em Marx e a educação. São Paulo: Cortez, 2006. p. 7-10.

71 PARO, Vitor Henrique. Prefácio. In: ADRIÃO, Theresa Maria de Freitas Educação e produtividade: a reforma do ensino paulista e a desobrigação do Estado. São Paulo: Xamã, 2006. p. 15-18.

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75 PARO, Vitor Henrique. Prefácio. In: BEZERRA, Ada Augusta Celestino. Gestão Democrática da Construção de uma Proposta Curricular no Ensino Público: a Experiência de Aracaju. Maceió: Edufal, 2007. p. 13-15. ISBN: 9788571773967

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91 PARO, Vitor Henrique (Org.). Administração escolar à luz dos clássicos da Pedagogia. São Paulo: Xamã, 2011. 295 p. ISBN 978-85-8587-132-4

92 PARO, Vitor Henrique. A importância dos clássicos da Pedagogia para a administração escolar. In: PARO, Vitor Henrique (Org.). Administração escolar à luz dos clássicos da Pedagogia. São Paulo: Xamã, 2011. p. 7-22. ISBN 978-85-8587-

93a PARO, Vitor Henrique. Crítica da estrutura da escola. São Paulo: Cortez, 2011. 248 p. ISBN 978-85-249-1772-1. (esgotado)

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94 PARO, Vitor Henrique. O currículo do ensino fundamental como tema de política pública: a cultura como conteúdo central. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 19, n. 72, p. 485-508, jul./set. 2011. ISSN 0104-4036

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99 PARO, Vitor Henrique. A Didática e a estrutura da escola fundamental. In: FETZNER, Andréa Rosana. (Org.). Como romper com as maneiras tradicionais de ensinar? Reflexões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Wak, 2012. Coleção Ciclos em Revista, v. 6. p. 15-47. ISBN 9788578541859

100 PARO, Vitor Henrique. Trabalho docente na escola fundamental: questões candentes. Cadernos de Pesquisa. v. 42, n. 146, p. 586-611, ago. 2012. ISSN 0100-1574

101a PARO, Vitor Henrique. A qualidade da escola pública: a importância da gestão escolar. In: OLIVEIRA, Marcus Aurelio Taborda de; VIANA, Fabiana da Silva; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; FONSECA, Nelma Marçal Lacerda; LAGES, Rita Cristina Lima. (Org.). A qualidade da escola pública no Brasil. Belo Horizonte: Mazza, 2012. p. 57-73. ISBN 978-85-7160-581-7

101b PARO, Vitor Henrique. A qualidade da escola pública: a importância da gestão escolar. In: PALMA, Luiz; STANISCI, Silvia. (Org.). Ampliação das redes de ensino fundamental nos municípios paulistas: referências, dados e questões da política pública de educação. São Paulo: Fundap : Secretaria da Educação, 2015. p. 155-175. ISBN: 978-85-7285-152-7

102 PARO, Vitor Henrique. O trabalho do diretor escolar diante do caráter político e pedagógico da escola. In: LUCENA, Carlos; SILVA JÚNIOR, João dos Reis. (Org.). Trabalho e educação no século XXI: experiências internacionais. São Paulo: Xamã, 2012. p. 19-45. ISBN: 978-85-7587-146-1

103 PARO, Vitor Henrique. Docência e formação. Reflexão & Ação, v. 20, n. 1, p. 245-256. 2012. [Entrevista a Felipe Gustsack] ISSN 1982-9949

104a PARO, Vitor Henrique. Interferências privadas na escola básica: sequestro do público e degradação do pedagógico. In: TOMMASIELLO, Maria Guiomar Carneiro; MARIN, Alda Junqueira; PIMENTA, Selma Garrido; CARVALHO, Luiz Marcelo de; FUSARI, José Cerchi. Didática e práticas de ensino na realidade escolar contemporânea: constatações, análises e proposições. Araraquara: Junqueira & Marin, 2012. p. 85-95 ISBN: 978-85-8203-022-6

104b PARO, Vitor Henrique. Interferências privadas na escola básica: sequestro do público e degradação do pedagógico. In: JARDILINO, José Rubens Lima; MATOS, Daniel Abud Seabra; SILVA, Marcelo Donizete da. (Org.). Formação e políticas públicas na educação: profissão e condição docente. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. p. 147-157. ISBN: 978-85-8148-755-7

105 PARO, Vitor Henrique Paro. O professor como trabalhador: implicações para a política educacional e para a gestão escolar. In: ALMEIDA, Luana Costa; PINO, Ivany Rodrigues; PINTO, José Marcelino de Rezende; GOUVEIA, Andréa Barbosa. (Org.). IV Seminário de Educação Brasileira: PNE em foco: políticas de responsabilização, regime de colaboração e Sistema Nacional de Educação. Campinas-SP: Cedes, 2013, v. 1.[livro eletrônico]. p. 957-971. ISBN 978-85-89262-02-6

106 PARO, Vitor Henrique. Diretor escolar: educador ou gerente? São Paulo: Cortez, 2015. 128 p. ISBN: 978-85-249-2316-6. (1. reimpr. em 2016).

107 PARO, Vitor Henrique. A gestão da política nacional de educação: desafios contemporâneos para a garantia do direito à educação. In: CRUZ, Rosana Evangelista da; SILVA, Samara de Oliveira. (Org.). Gestão da política nacional de educação: desafios contemporâneos para a garantida do direito à educação. Teresina: Edufpi, 2017. p. 39-56. ISBN: 978-85-509-0094-0

108 PARO, Vitor Henrique. Professor: artesão ou operário? São Paulo: Cortez, 2018. 138 p. ISBN: 978-85-249-2700-3.

OBSERVAÇÃO:

Não estão incluídos nesta lista os trabalhos com divulgação circunscrita ao ambiente acadêmico, como a dissertação de mestrado, as teses de doutorado e livre-docência e os relatórios das pesquisas que coordenei. Também não estão incluídos resumos de trabalhos publicados em anais de congressos, simpósios, etc.

São Paulo, 8 de novembro de 2018.

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