Artigos publicados

1 PARO, Vitor Henrique. Conceito, justificativa e fases do planejamento da educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 18, p. 63-73, set. 1976. Acesse aqui.

2 GATTI, Bernardete Angelina; ROVAI, Evangelina; PARO, Vitor Henrique. Um estudo sobre os cursos de formação de professores em nível de 2º grau (antigos cursos normais). Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 20, p. 15-37, mar. 1977. Acesse aqui.

3 PARO, Vitor Henrique. Aspectos econômicos da avaliação de currículos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 25, p. 97-103, jun. 1978. Acesse aqui.

4 PARO, Vitor Henrique. A propósito do ensino profissional livre no Estado de São Paulo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 36, p. 27-40, fev. 1981. Acesse aqui.

5 PARO, Vitor Henrique. O custo do ensino público no Estado de São Paulo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 43, p. 3-29, nov. 1982. Acesse aqui.

6 PARO, Vitor Henrique. A administração de escolas de 1º e 2º graus e a natureza do processo de produção pedagógico. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 59, p. 27-31, nov. 1986. Acesse aqui.

7 PARO, Vitor Henrique. A gestão de escolas públicas de 1º e 2º graus e a teoria administrativa. Revista Brasileira de Administração da Educação, v. 4, n. 2, p. 22-28, jul./dez. 1986.

8a PARO, Vitor Henrique. A utopia da gestão escolar democrática. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 60, p. 51-53, fev. 1987. Acesse aqui.

8b PARO, Vitor Henrique. A utopia da gestão escolar democrática. Revista de Educação, São Paulo, n. 6, p. 33-35, nov. 1991.

9 PARO, Vitor Henrique; FERRETTI, Celso João; VIANNA, Cláudia Pereira; SOUZA, Denise Trento R. de. A escola pública de tempo integral: universalização do ensino e problemas sociais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 65, p. 11-20, maio 1988. Acesse aqui.

10 PARO, Vitor Henrique; FERRETTI, Celso João; VIANNA, Cláudia Pereira; SOUZA, Denise Trento R. de. Viabilidade da escola pública de tempo integral. Educação & Sociedade, São Paulo, v. 10, n. 29, p. 86-99, abr. 1988.

11 PARO, Vitor Henrique. O caráter político e administrativo das práticas cotidianas na escola pública. Em Aberto, Brasília, ano 11, n. 53, p. 39-45, jan./mar. 1992.

12 PARO, Vitor Henrique. A natureza do trabalho pedagógico. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 103-109, jan./jun. 1993.

13a PARO, Vitor Henrique. Situação e perspectivas da administração da educação brasileira: uma contribuição. Revista Brasileira de Administração da Educação. Brasília, v. 9, n. 1, p. 9-36, jan./jun. 1993.

13b PARO, Vitor Henrique. Situação e perspectiva da administração da educação brasileira: uma contribuição. Revista Brasileira de Administração da Educação, Brasília, v. 12, n. 2, jul./dez. 1996, p. 207-224. [Número especial. Seleção da RBAE: paradigmas, pesquisas e propostas]

14 PARO, Vitor Henrique. Avaliação e objetivos pedagógicos. Caderno Sinpro, São Paulo, ano 3, n. 3, p. 13-19, maio 1994.

15 PARO, Vitor Henrique. Gestão da escola pública: a participação da comunidade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 73, n. 174, p. 255-290, maio/ago. 1992. Acesse aqui.

16 PARO, Vitor Henrique. Eleições de diretores na escola pública. Revista Brasileira de Administração da Educação. Brasília, v. 10, n. 2, p. 87-101, jan./jun. 1994.

17 PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática: participação da comunidade na escola. Nosso Fazer, Curitiba, ano 1, n. 9, ago. 1995, p. 1.

18a PARO, Vitor Henrique. Gestão da escola pública: alguns fundamentos. Educação em Revista. Goiânia, ano 1, n. 1, p. 6-9, mar. 1996.

18b PARO, Vitor Henrique. Gestão da escola pública: alguns fundamentos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 75, n. 179/180/181, p. 441-449, jan./dez. 1994.

19a PARO, Vitor Henrique. Eleição de diretores de escolas públicas: avanços e limites da prática. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 10, n. 2, p. 139-151, 1997.

19b PARO, Vitor Henrique. Eleição de diretores de escolas públicas: avanços e limites da prática. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 77 , n. 186, p. 376-395, maio/ago, 1996. (Publicada em junho de 1998.)

20a MOURA, Manoel Oriosvaldo de; ANDRÉ, Marli E. D. A.; OLIVEIRA, Marta Kohl; PARO, Vitor Henrique. Princípios norteadores para o projeto pedagógico da escola básica: o caso da Escola de Aplicação da Feusp. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 22, n. 2 p. 224-233, jul./dez. 1996.

20b MOURA, Manoel Oriosvaldo de; ANDRÉ, Marli E. D. A.; OLIVEIRA, Marta Kohl; PARO, Vitor Henrique. Princípios norteadores para o projeto pedagógico da escola básica: o caso da Escola de Aplicação da Feusp. Pro-Posições, Campinas, v. 8, n. 1, p. 100-106, mar. 1997.

21a PARO, Vitor Henrique. Cidadania, democracia e educação. Cadernos de Política e Administração da Educação, Vitória, v. 1, n. 1, p. 44-45, jan./jun. 1999.

21b PARO, Vitor Henrique. Cidadania, democracia e educação. Jornal da Apase, São Paulo, v. 12, n. 92, p. 5.

22 PARO, Vitor Henrique. Autonomia escolar: propostas, práticas e limites. Cadernos de Política e Administração da Educação, Vitória, v. 1, n. 1, p. 17-19, jan./jun. 1999.

23 PARO, Vitor Henrique. O papel da escola: preparar para o trabalho ou formar para a vida. Jornal da Apase, São Paulo, v. 12, n. 92, p. 6-7, jul. 2001.

24a PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, ética e liberdade. Educação Cidadã. Caxias do Sul, n. 8, mai./jun. 2001, p. 12.

25b PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, ética e liberdade. Jornal Apase, São Paulo, v. 12, n. 92. p. 5-6, jul. 2001.

26 PARO, Vitor Henrique. Educação para a democracia: o elemento que falta na discussão da qualidade do ensino. Revista Portuguesa de Educação. Braga, v. 13, n. 1, p. 23-38, 2000.

27 PARO, Vitor Henrique. Reprovação não combina com educação. Jornal da Rede, Barueri, v. 1, n. 15, p. 2, 18 set. 2001.

28 PARO, Vitor Henrique. Por que os professores reprovam: resultados preliminares de uma pesquisa. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 8, n. 28, p. 273-282, jul./set. 2000.

29 PARO, Vitor Henrique. O princípio da gestão escolar democrática no contexto da LDB. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Porto Alegre, v. 14, n. 2, p.243-251, jul./dez. 1998.

30 PARO, Vitor Henrique. Implicações do caráter político da educação para a administração da escola pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 2, p. 11-23, jul./dez. 2002. Acesse aqui.

31a PARO, Vitor Henrique. Reprovação escolar? Não, obrigado. Estadao.com.br. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/artigodoleitor/htm/2002/fev/15/151.htm> Acesso em 15 fev. 2002. Acesse aqui.

31b PARO, Vitor Henrique. Reprovação Escolar? Não, obrigado! Caderno Pedagógico, Goiânia, v. 1, n.1, p. 5-7, set. 2002.

31c PARO, Vitor Henrique. Reprovação escolar? Não, obrigado. Correio da Educação, Porto, n. 192, 14 jun. 2004, p. 1-4.

32 PARO, Vitor Henrique. Progressão continuada e ignorância. In: Inep.gov. br. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/imprensa/artigos/vitor_paro.htm> Acesso em 28 dez. 2003. Acesse aqui.

33 PARO, Vitor Henrique. [Homenagem do] Professor Doutor Vitor Henrique Paro [a José Mário Pires Azanha]. Cadernos de História e Filosofia da Educação. Homenagem a José Mário Pires Azanha. São Paulo: Feusp, v. 5, n. 7, p. 16-19, 2002.

34 PARO, Vitor Henrique. O aluno estuda para aprender, ou (faz que) aprende para se livrar do estudo? Caros Amigos, São Paulo, ano 8, n. 95, p. 21, fev. 2005.

35 PARO, Vitor Henrique. José Querino Ribeiro e o paradoxo da Administração Escolar. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. v. 23, n. 3, p. 561-570, set/dez. 2007. Acesse aqui.

36 PARO, Vitor Henrique. A estrutura didática e administrativa da escola e a qualidade do ensino fundamental. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. v. 24, n. 1, p. 127-133, jan./abr. 2008. ISBN 978-85-7587-107-2. Acesse aqui.

37 PARO, Vitor Henrique. Significado da escola na sociedade contemporânea e seu papel na formação do sujeito. Cortezeditora.com.br. Disponível em: <http://www.cortezeditora.com.br/artigo_vitor_paro.php>. Acesso em: 22 ago. 2009.

38 PARO, Vitor Henrique. Formação de gestores escolares: a atualidade de José Querino Ribeiro. Educação & Sociedade. Campinas, v. 30, n. 107, p. 453-467, maio/ago. 2009. Acesse aqui.

39 PARO, Vitor Henrique. Elección de directores escolares en Brasil: un instrumento democrático. Docencia. Santiago de Chile, v. 14, n. 39, p. 90-100, dez. 2009. Acesse aqui.

40 PARO, Vitor Henrique. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 763-778, set./dez. 2010. ISSN 1517-9702. Acesse aqui.

41 PARO, Vitor Henrique. O currículo do ensino fundamental como tema de política pública: a cultura como conteúdo central. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 19, n. 72, p. 485-508, jul./set. 2011. ISSN 0104-4036. Acesse aqui.

42 PARO, Vitor Henrique. Autonomia do educando na escola fundamental: um tema negligenciado. Educar em Revista. Curitiba, n. 41, p. 197-213, jul./set. 2011. ISSN 0104-460. Acesse aqui.

43 PARO, Vitor Henrique. Progressão continuada, supervisão escolar e avaliação externa: implicações para a qualidade do ensino. Revista Brasileira de Educação. v. 16, n. 48, p. 695-716. dez. 2011. ISSN 1413-2478. Acesse aqui.

44 PARO, Vitor Henrique. Escolha e formação do diretor escolar. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional. Curitiba, v. 6, n. 14, p. 36-50, set./dez. 2011. ISSN1980-9700. Acesse aqui.

45 PARO, Vitor Henrique. Trabalho docente na escola fundamental: questões candentes. Cadernos de Pesquisa. v. 42, n. 146, p. 586-611, ago. 2012. ISSN 0100-1574. Acesse aqui.

46 PARO, Vitor Henrique. Docência e formação. Reflexão & Ação, v. 20, n. 1, p. 245-256. 2012. [Entrevista a Felipe Gustsack] ISSN 1982-9949. Acesse aqui.

COMPARTILHE

Logomarca do Vitor Paro