“O trabalho de Vitor Paro é esse grande painel da escola. Ele retrata a escola pública de hoje de uma forma pungentemente dramática. É muito difícil encontrar um termo que realmente descreva o que a gente sente ao ler o trabalho. Há momentos da realidade apresentada que são difíceis de suportar. Não só é uma peça importante de pesquisa, como ele tem um potencial didático de extrema relevância.” Mirian Krasilchik
“Um levantamento empírico (mas não empiricista) verdadeiramente monumental, que envolveu um sem números de aspectos, acaba por nos revelar o modo efetivo da ‘desconstrução’ da escola pública brasileira. Uma redação clara e aprazível de se ler. Ressalta a maneira leve e didática de inserir as subtitulações, inscritas de um modo bastante didático e inteligente.” Carlos Roberto Jamil Cury
“Ora com fina ironia, ora com empatia pelos sujeitos da pesquisa, ora tomando a distância necessária à reflexão madura – mas sempre com o compromisso do verdadeiro militante – Vitor Paro vai contando um retrato fidelíssimo da escola pública fundamental brasileira.” Maria Helena de Souza Patto