Curriculum Vitae Resumido

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1 IDENTIFICAÇÃO

– Nome: Vitor Henrique Paro

– Nascimento: 10/3/1945, em Colina, SP – Brasil

Pai: Henrique Ernesto Paro; Mãe: Genoveva Girardi Paro

– Estado Civil: casado

– E-mail: vhparo@usp.br

– Home Page: www.vitorparo.com.br

2 ATIVIDADES PROFISSIONAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO

– Fundação Carlos Chagas – São Paulo, SP

Departamento de Pesquisas Educacionais

de set./1976, (Pesquisador Júnior) a mar./1993 (Pesquisador Sênior)

– Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

de mar./1979, (Professor Assistente-Mestre) a mar./1993 (Professor Titular)

– Fac. de Fil., Ciências e Letras de Moema – São Paulo, SP

de mar. a abr./1980 (Professor Assistente-Mestre)

– Universidade de São Paulo – Fac. de Educação – Depto. de Adm. Esc. e Econ. da Educação São Paulo, SP

de maio/1980 (Auxiliar de Ensino) até abril/2003 (Professor Titular)

de abril/2003 em diante (Professor Titular aposentado)

de abril/2011 em diante: Professor Colaborador Sênior

3 FORMAÇÃO ACADÊMICA

Graduação

Licenciatura Plena em Pedagogia.

Habilitações: Administração Escolar e Inspeção Escolar Faculdade de Educação da USP – São Paulo, SP

Diploma registrado MEC-USP sob nº 139.201, em 15/10/1974 início: 1970; término: 1973

Mestrado

Pós-Graduação em Educação (Administração Escolar)

Faculdade de Educação da USP – de 1974 a 1978

Diploma registrado MEC-USP sob nº 00835, em 11/6/1979

Doutorado

Pós-Graduação em Educação: Progr. de Estudos Pós-Grad. em Educ.: Filos. de Educação, da PUC-SP de 1979 a 1986

Diploma registrado MEC-USP sob nº 013279, em 12/9/1991

Livre-Docência

Disciplina: “Organização do Trabalho na Escola”

Departamento de Adm. Esc. e Econ. da Educação da FEUSP

Concurso realizado de 9 a 10/12/1991.

– Titularidade

Disciplina: “Organização do Trabalho na Escola”

Departamento de Adm. Esc. e Econ. da Educação da FEUSP

Concurso realizado de 23 a 27/3/1997.

4 ATIVIDADES DIDÁTICAS

4.1 Disciplinas Lecionadas

Graduação

No Centro de Educação da PUC-SP

– Estatística Aplicada à Educação

– Orientação de Estágios em Administração Escolar

– Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus

– Análise da Administração Escolar Brasileira

Na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Moema

– Princípios e Métodos de AdministraçãoEscolar

Na Faculdade de Educação da USP

– Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus

– Economia da Educação

– Problemas de Adm. Escolar I (Planejamento da Educação)

– Princ. e Mét. de Adm. Esc. II (Intr. à Adm. Escolar)

– Problemas de Adm. Escolar II (Direção de Unidade Escolar)

– Organização do Trabalho na Escola

– Administração de Unidade Escolar no Brasil

– Seminários de Economia da Educação (A Educação Escolar Como Processo de Trabalho)

– Coordenação do Trabalho na Escola I

– Fundamentos Econômicos da Educação

Pós-Graduação

Na Feusp – Programa de Pós-Graduação em Educação

– Teorias de Adm. Esc. VII (Concepção Crítica de Adm. Esc.)

– Teorias de Adm. Esc. VIII (Temas Atuais em Adm. Educ.) (em colab. com Anita Fávaro Martelli)

– Economia Política da Educação I: a teoria do valor em Marx e a educação

– Economia Política da Educação II: globalização, reestruturação produtiva e papel da escola básica

– A Administração Escolar à Luz dos Clássicos da Pedagogia

Na PUC-SP – Progr. de Est. Pós-Grad. em Educ.: Hist. e Fil. da Educação

– Problemas da Educação Escolar Brasileira

– Economia Política da Educação

– Seminários de Pesquisa

– Seminários de Introdução à Pesquisa em Educação

4.2 Orientação de Dissertações e Teses

Mestrado:  18 dissertações defendidas e aprovadas.

Doutorado: 23 teses defendidas e aprovadas.

2 pós-graduandos em processo de orientação

Pós-Doutorado: 2 orientações concluídas e aprovadas.

5 ATIVIDADES CIENTÍFICAS

5.1 Pesquisas

– Estudo Sobre os Cursos de Formação de Professores em Nível de 2º Grau no Estado de São Paulo (Assist. de Pesquisa)

– Profissionalização: investigação a respeito dos agentes responsáveis pela formação de recursos humanos (Coordenador)

– Estudo Sobre Candidatos a Residência Médica no Hospital das Clínicas de São Paulo (Pesquisador 1)

– O Telecurso 2º Grau e o Ensino Supletivo no Brasil (Pesquisador 1)

– Análise do Ensino Profissional Livre em São Paulo (Coordenador)

– Estudo Comparativo Sobre Custo-Aluno nos Diversos Graus e Modalidades de Ensino (Coordenador)

– Estudo de Custo-Aluno no Sistema de Ensino de Tucuruí (Coordenador)

– Direção Escolar, Poder Político e Mudança Social (Coordenador)

– Estudo de Custo-Aluno das Escolas Particulares de 1º e 2º Graus da Grande São Paulo (Coordenador)

– Escola Pública de Tempo Integral: uma questão em debate (Coordenador)

– Participação Popular na Gestão da Escola Pública (Coordenador)

– Eleições de Diretores de Escolas de 1º e 2º Graus: estudo comparativo (Coordenador)

– Participação Escolar e Qualidade do Ensino Público Fundamental: o papel da família no desempenho escolar (Coordenador)

– O Pedagógico Como Questão Administrativa: os efeitos da resistência à promoção de estudantes sobre a produtividade da escola fundamental (Coordenador)

– Estrutura da Escola e Qualidade do Ensino: a organização didático-administrativa e a realização de fins ético-políticos pelo ensino público fundamental. (Coordenador)

– A Administração Escolar e a Condição Política da Educação (Coordenador)

– Estrutura da Escola e Educação como Prática Democrática (Coordenador)

– As Dimensões da Prática Administrativa do Diretor Escolar do Ensino Fundamental diante do Caráter Político-Pedagógico da Escola (Coordenador)

– Educação como Processo de Trabalho: implicações para a política e administração do ensino público (Coordenador)

5.2 Aprovação em Concursos

– Professor Assistente-Mestre no Depto. de Tecnologia da Educação do Centro de Educação da PUC-SP, em 19/2/1982.

– Pesquisador Nível 2, no Depto. de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, em setembro de 1982.

– Professor Assistente-Doutor no Depto. de Tecnologia da Educação do Centro de Educação da PUC-SP, em 13/5/1986.

– Docente no Progr. de Estudos Pós-Graduados em Educ.: Hist. e Fil. da Educ. da PUC-SP, em 31/5/1988.

– Professor Associado no Depto. de Tecnologia da Educação do Centro de Educação da PUC-SP, em 4/11/1988.

– Professor Titular no Depto. de Tecnologia da Educação do Centro de Educação da PUC-SP, em 8/5/1991.

– Professor Livre-Docente na Disciplina “Organização do Trabalho na Escola” do Depto. de Adm. Escolar e Economia da Educação da FEUSP, em 10/12/1991.

– Cargo de professor efetivo na Disciplina “Organização do Trabalho na Escola” do Depto. de Administração Escolar e Economia da Educação da FEUSP, em 30/4/1992.

– Cargo de Professor Titular do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da FEUSP, em 27/3/1997.

5.3 Participação em Bancas Examinadoras como Titular:

– Mestrado: …………..  130 (64 de defesa, 66 de qualificação)

– Doutorado: …………. 116 (63 de defesa, 53 de qualificação)

– Outros Concursos:     58

– Total: ………………   304

5.4 Trabalhos Publicados

PARO, Vitor Henrique. Conceito, justificativa e fases do planejamento da educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo: n. 18, p. 63-73, set. 1976.

GATTI, Bernardete Angelina; ROVAI, Evangelina; PARO, Vitor Henrique. Um estudo sobre os cursos de formação de professores em nível de 2º grau (antigos cursos normais). Cadernos de Pesquisa, São Paulo: n. 20, p. 15-37, mar. 1977.

PARO, Vitor Henrique. Aspectos econômicos da avaliação de currículos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo: n. 25, p. 97-103, jun. 1978.

PARO, Vitor Henrique. Escola e formação profissional: um estudo sobre o sistema regular de ensino e a formação de recursos humanos no Brasil. São Paulo: Cultrix : Fundação Carlos Chagas, 1979. 95 p. (2. ed. em 1983; esgotada)

PARO, Vitor Henrique. A propósito do ensino profissional livre no Estado de São Paulo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo: n. 36, p. 27-40, fev. 1981.

PARO, Vitor Henrique. Estudo comparativo de custo-aluno nos diversos graus e modalidades de ensino. São Paulo: ATPCE : FCC, 1981. 263 p.

PARO, Vitor Henrique. O custo do ensino público no Estado de São Paulo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo: n. 43, p. 3-29, nov. 1982.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 1986. 175 p.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 17. ed. . rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2012. 232 p. (4. reimp. em 2018)

PARO, Vitor Henrique. A administração de escolas de 1º e 2º graus e a natureza do processo de produção pedagógico. Cadernos de Pesquisa, São Paulo: n. 59, p. 27-31, nov. 1986.

PARO, Vitor Henrique. A gestão de escolas públicas de 1º e 2º graus e a teoria administrativa. Revista Brasileira de Administração da Educação, v. 4, n. 2, p. 22-28, jul./dez. 1986.

PARO, Vitor Henrique. A utopia da gestão escolar democrática. Cadernos de Pesquisa, São Paulo: n. 60, p. 51-53, fev. 1987.

PARO, Vitor Henrique; FERRETTI, Celso João; VIANNA, Cláudia Pereira; SOUZA, Denise Trento R. de. Escola de tempo integral: desafio para o ensino público. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1988. 232 p. (esgotado)

PARO, Vitor Henrique; FERRETTI, Celso João; VIANNA, Cláudia Pereira; SOUZA, Denise Trento R. de. A escola pública de tempo integral: universalização do ensino e problemas sociais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo: n. 65, p. 11-20, maio 1988.

PARO, Vitor Henrique; FERRETTI, Celso João; VIANNA, Cláudia Pereira; SOUZA, Denise Trento R. de. Viabilidade da escola pública de tempo integral. Educação & Sociedade, São Paulo: v. 10, n. 29, p. 86-99, abr. 1988.

PARO, Vitor Henrique. Pontos críticos da proposta [da Escola em Tempo Integral]. In: CADEMARTORI, Ligia (Org.). O desafio da escola básica: qualidade e equidade. Brasília, IPEA, 1991. p. 48-61.

PARO, Vitor Henrique. Participação da comunidade na gestão democrática da escola pública. Série Ideias, São Paulo: n. 12, p. 39-47, 1992.

PARO, Vitor Henrique. O caráter político e administrativo das práticas cotidianas na escola pública. Em Aberto, Brasília, ano 11, n. 53, p. 39-45, jan./mar. 1992. (Publicado em maio de 1993.)

PARO, Vitor Henrique. A natureza do trabalho pedagógico. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo: v. 19, n. 1, p. 103-109, jan./jun. 1993.

PARO, Vitor Henrique. Situação e perspectivas da administração da educação brasileira: uma contribuição. Revista Brasileira de Administração da Educação. Brasília, v. 9, n. 1, p. 9-36, jan./jun. 1993.

PARO, Vitor Henrique. Avaliação e objetivos pedagógicos. Caderno Sinpro, São Paulo: ano 3, n. 3, p. 13-19, maio 1994.

PARO, Vitor Henrique. Gestão da escola pública: a participação da comunidade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 73, n. 174, p. 255-290, maio/ago. 1992. (Publicado em julho de 1994.)

PARO, Vitor Henrique. Por dentro da escola pública. São Paulo: Xamã, 1995. 335 p. (3. ed. em 2000, ISBN 85-85833-20-3; esgotada).

PARO, Vitor Henrique. Por dentro da escola pública. 4. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2016. 400 p. ISBN 978-85-249-2503-0

PARO, Vitor Henrique. Eleições de diretores na escola pública. Revista Brasileira de Administração da Educação. Brasília, v. 10, n. 2, p. 87-101, jan./jun. 1994. (Publicado em julho de 1995.)

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática: participação da comunidade na escola. Nosso Fazer, Curitiba, ano 1, n. 9, ago. 1995, p. 1.

PARO, Vitor Henrique. Gestão da escola pública: alguns fundamentos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 75, n. 179/180/181, p. 441-449, jan./dez. 1994. (Publicado em julho de 1996.)

PARO, Vitor Henrique. Eleição de diretores: a escola pública experimenta a democracia. Campinas: Papirus, 1996. 144 p. ISBN 85-3080-417-1 (esgotado)

PARO, Vitor Henrique. Eleição de diretores: a escola pública experimenta a democracia. 2. ed. rev. São Paulo, Xamã, 2003. 136 p. ISBN 85-7587-023-8. (esgotado)

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 1997. 119 p. ISBN 85 08 06522 1 (3. ed., 17. impr. em 2013. ISBN 978-85-08-06522-6) (esgotado)

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 4. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2016. 141 p. ISBN 978-85-249-2429-3.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar e qualidade do ensino: o que os pais ou responsáveis têm a ver com isso? In: BASTOS, João Baptista (Org.). Gestão democrática. Rio de Janeiro, DP & A, 1999, p. 57-72. (2a. ed. em 2001.)

PARO, Vitor Henrique. Eleição de diretores de escolas públicas: avanços e limites da prática. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 10, n. 2, p. 139-151, 1997.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de; ANDRÉ, Marli E. D. A.; OLIVEIRA, Marta Kohl; PARO, Vitor Henrique. Princípios norteadores para o projeto pedagógico da escola básica: o caso da Escola de Aplicação da Feusp. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo: v. 22, n. 2 p. 224-233, jul./dez. 1996. (Publicado em janeiro de 1998.)

PARO, Vitor Henrique. A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública. In: SILVA, Luiz Heron da (Org.). A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis, Vozes, 1998. p. 300-307.

PARO, Vitor Henrique. Cidadania, democracia e educação. Cadernos de Política e Administração da Educação, Vitória, v. 1, n. 1, p. 44-45, jan./jun. 1999.

PARO, Vitor Henrique. Autonomia escolar: propostas, práticas e limites. Cadernos de Política e Administração da Educação, Vitória, v. 1, n. 1, p. 17-19, jan./jun. 1999.

PARO, Vitor Henrique. O papel da escola: preparar para o trabalho ou formar para a vida. Jornal da APASE, São Paulo: v. 12, n. 92, p. 6-7, jul. 2001.

PARO, Vitor Henrique. Parem de preparar para o trabalho!!! Reflexões acerca dos efeitos do neoliberalismo sobre a gestão e o papel da escola básica. In: FERRETTI, Celso João; SILVA JÚNIOR, João dos Reis; OLIVEIRA, Maria Rita N. (Org.). Trabalho, formação e currículo: para onde vai a escola? São Paulo: Xamã, 1999. p. 101-120.

PARO, Vitor Henrique. Políticas educacionais: considerações sobre o discurso genérico e a abstração da realidade.In: DOURADO, Luiz Fernandes; PARO, Vitor Henrique. (Org.). Políticas públicas e educação básica. São Paulo: Xamã, 2001. p. 29-47. (esgotado)

PARO, Vitor Henrique. O conselho de escola na democratização da gestão escolar. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; SILVA JÚNIOR, Celestino Alves da (Org.). Formação do educador e avaliação educacional: organização da escola e do trabalho pedagógico. São Paulo: Unesp, 1999. v. 3, p. 109-118.

PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, ética e liberdade. Educação Cidadã. Caxias do Sul, n. 8, mai./jun. 2001, p. 12.

PARO, Vitor Henrique. Educação para a democracia: o elemento que falta na discussão da qualidade do ensino. Revista Portuguesa de Educação. Braga, v. 13, n. 1, p. 23-38, 2000.

PARO, Vitor Henrique. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000. 126 p. (3. Reimpr. em 2007, ISBN: 85-85833-66-1; esgotado)

PARO, Vitor Henrique. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. 2. ed. rev. São Paulo: Intermeios, 2018. 176 p. ISBN: 978-85-8499-106-8

PARO, Vitor Henrique. Reprovação não combina com educação. In:. PORTO ALEGRE. Secretaria Municipal de Educação. Ciclos de formação em debate. Porto Alegre : SME, 2000. p. 11-12.

PARO, Vitor Henrique. Por que os professores reprovam: resultados preliminares de uma pesquisa. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 8, n. 28, p. 273-282, jul./set. 2000.

PARO, Vitor Henrique. O princípio da gestão escolar democrática no contexto da LDB. In: OLIVEIRA, Romualdo Portela de; ADRIÃO, Theresa. Gestão, financiamento e direito à educação: análise da LDB e da Constituição Federal. São Paulo: Xamã, 2001. p. 79-88.

DOURADO, Luiz Fernandes; PARO, Vitor Henrique (Org.). Políticas públicas e educação básica. São Paulo: Xamã, 2001. 158 p. (esgotado)

PARO, Vitor Henrique. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001. 150 p.

PARO, Vitor Henrique. Reprovação escolar: renúncia à educação. São Paulo: Xamã, 2001. 167 p.

PARO, Vitor Henrique. Prefácio. In: SOUZA, Silvana Aparecida de. Gestão escolar compartilhada: democracia ou descompromisso? São Paulo: Xamã, 2001. p. 7-9.

PARO, Vitor Henrique. Implicações do caráter político da educação para a administração da escola pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 2, p. 11-23, jul./dez. 2002

PARO, Vitor Henrique.  Reprovação Escolar? Não, obrigado! Correio da Educação, Porto, n.192, 14 jun. 2004, p. 1-4.

PARO, Vitor Henrique. Progressão continuada e ignorância. In: Inep.gov. br. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/imprensa/artigos/vitor_paro.htm> Acesso em: 28 dez. 2003.

PARO, Vitor Henrique. Eleição de diretores: a escola pública experimenta a democracia. 2. ed. rev. São Paulo: Xamã, 2003. 136 p. (esgotado)

PARO, Vitor Henrique. Avaliação e repetência. In: CARVALHO, José Sérgio (Org.). Educação, cidadania e direitos humanos. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 247-272.

PARO, Vitor Henrique. Seminário: qualidade da educação. In: BRASIL. Câmara dos Deputados. Política pública da educação: qualidade e democracia. Brasília: Câmara dos Deputados/Coordenação de Publicações, 2004. p.127-146. Primeira parte: palestra.

PARO, Vitor Henrique. Seminário: qualidade da educação. In:  BRASIL. Câmara dos Deputados. Política pública da educação: qualidade e democracia. Brasília: Câmara dos Deputados/Coordenação de Publicações, 2004. p.166-186. Segunda parte: debates.

PARO, Vitor Henrique. Homenagem à Professora Myriam Krasilchik. In: KRASILCHIK, Myriam et al. Outorga do título de professor emérito: Myriam Krasilchik. São Paulo: Feusp, 2003. p. 11-16. (Publicado em 2004)

PARO, Vitor Henrique. [Homenagem do] Professor Doutor Vitor Henrique Paro [a José Mário Pires Azanha]. Cadernos de História e Filosofia da Educação. Homenagem a José Mário Pires Azanha. São Paulo: Feusp, v. 5, n. 7, p. 16-19, 2002. (Publicado em 2004)

PARO, Vitor Henrique. O aluno estuda para aprender, ou (faz que) aprende para se livrar do estudo? Caros Amigos, São Paulo, ano 8, n. 95, p. 21, fev. 2005.

PARO, Vitor Henrique. Gestão da educação básica: novas perspectivas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA, 1., 2005, Curitiba. Congresso Brasileiro de Educação e Cidadania: publicação eletrônica. Curitiba, Ferrari Feiras e Eventos, 2005. CD-ROM.

PARO, Vitor Henrique. O compromisso do educador e o sentido da educação escolar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE LEITURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2, 2006, São Luís. Anais… João Pessoa: UFPB, 2006. p. 17-23.

PARO, Vitor Henrique (Org.). A teoria do valor em Marx e a educação. São Paulo: Cortez, 2006. 216 p. (2ª. edição em 2013)

PARO, Vitor Henrique. Prefácio. In: PARO, Vitor Henrique (Org.). A teoria do valor em Marx e a educação. São Paulo: Cortez, 2006. p. 7-10.

PARO, Vitor Henrique. Prefácio. In: ADRIÃO, Theresa Maria de Freitas Educação e produtividade: a reforma do ensino paulista e a desobrigação do Estado. São Paulo: Xamã, 2006. p. 15-18.

PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2007. 120 p. ISBN: 978-85-08-10868-8. (6. impr. em 2013; esgotada).

PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. 2. ed. rev. São Paulo: Intermeios, 2018. 136 p. ISBN: 978-85-8499-120-4

PARO, Vitor Henrique. José Querino Ribeiro e o paradoxo da Administração Escolar. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. v. 23, n. 3, p. 561-570, set/dez. 2007.

PARO, Vitor Henrique. Prefácio. In: BEZERRA, Ada Augusta Celestino. Gestão Democrática da Construção de uma Proposta Curricular no Ensino  Público: a Experiência de Aracaju. Maceió: Edufal, 2007. p. 13-15. ISBN: 9788571773967

PARO, Vitor Henrique. A escola pública que queremos. In: CONFERÊNCIA ESTADUAL EXTRAORDINÁRIA DE EDUCAÇÃO DA APP-SINDICATO, 1., 2006, Curitiba. Revista da Conferência Extraordinária da APP-Sindicato, Curitiba: APP-Sindicato, 2006. p. 9-15.

PARO, Vitor Henrique. Gestão Democrática na Escola Pública. In: CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO, 5., 2007, Rolim de Moura, RO. Caderno de textos, [Porto Velho]: Sintero, 2007. p. 25-27.

PARO, Vitor Henrique. Estrutura da escola e prática educacional democrática. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 30., 2007, Caxambu. Anais: 30 anos de pesquisa e compromisso social. Rio de Janeiro: ANPEd, 2007. CD-ROM. ISBN: 978-85-60316-06-9

PARO, Vitor Henrique. O papel do educador para uma escola da utopia. In: MACHADO, Evelcy Monteiro; BONI, Maria Ignês Mancini de; MUELLER, Helena Isabel; GARCIA, Joe (Orgs.). Formação do educador: educação, demandas sociais e utopias. Ijuí: Unijuí, 2007. p. 57-64

PARO, Vitor Henrique. Educação como exercício do poder: crítica ao senso comum em educação. São Paulo: Cortez, 2008. 96 p. (esgotado)

PARO, Vitor Henrique. Educação como exercício do poder: crítica ao senso comum em educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2014. 104 p. ISBN 978-85-249-2288-6. (2. reimpr. em 2018).

PARO, Vitor Henrique. Estrutura da escola e educação como prática democrática. In: CORREA, Bianca Cristina; GARCIA, Teise Oliveira (Org.). Políticas educacionais e organização do trabalho na escola. São Paulo: Xamã, 2008, p. 11-38.

PARO, Vitor Henrique. A estrutura didática e administrativa da escola e a qualidade do ensino fundamental. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. v. 24, n. 1, p. 127-133, jan./abr. 2008.

PARO, Vitor Henrique. Educação integral em tempo integral: uma concepção de educação para a Modernidade. In: COELHO, Lígia Martha C. da Costa (Org.). Educação integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis: DP et Alii, Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009. p. 13-20. ISBN 978-85-61593-23-0

PARO, Vitor Henrique. Significado da escola na sociedade contemporânea e seu papel na formação do sujeito. Cortezeditora.com.br. Disponível em: <http://www.cortezeditora.com.br/artigo_vitor_paro.php>. Acesso em: 22 ago. 2009.

PARO, Vitor Henrique. Formação de gestores escolares: a atualidade de José Querino Ribeiro. Educação & Sociedade. Campinas, v. 30, n. 107, p. 125-139, jan./abr. 2009.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática e educação de boa qualidade. In: SIMPÓSIO CATARINENSE DE ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 21.; SEMINÁRIO ESTADUAL DE POLÍTICAS E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 9., 2009, Balneário Camboriu, 2009. Anais: Gestão da educação básica e as diretrizes curriculares. Rio de Janeiro, Anpae; Florianópolis, Aaesc, 2009. p. 13-17. ISSN 1677-3802 Anpae/Aaesc.

PARO, Vitor Henrique. Elección de directores escolares en Brasil: un instrumento democrático. Docencia. Santiago de Chile, v. 14, n. 39, p. 90-100, dez. 2009.

PARO, Vitor Henrique. Implicações do caráter político da educação para a administração da escola pública. In: SILVA, Maria Vieira; CORBALÁN, Maria Alejandra.  Dimensões políticas da educação contemporânea. Campinas: Alínea, 2009. p. 13-32. ISBN: 978-85-7516-359-7

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São Paulo, 4 de julho de 2020.