Um mundo melhor exige o conhecimento das leis que regem seu funcionamento. A Humanidade dispõe desse conhecimento desde meados do Século XIX, por meio da teoria científica do valor, formulada por Karl Marx. Mas aos poderosos interessa ocultar uma explicação tão contundente sobre a forma como a riqueza é produzida pelo trabalhador e expropriada pelo capitalista. A pobreza não é uma fatalidade, mas uma produção dos ricos a quem ela sempre servirá.
Daí a importância deste livro. Nele, Vitor Paro esmiúça os equívocos e incompreensões comuns sobre a teoria do valor e apresenta, de forma surpreendentemente clara, o que é essencial para compreender como de fato se efetiva a produção da riqueza pelos que trabalham e sua inapelável apropriação pelos proprietários do capital. Uma obra essencial para todos os interessados em se sentir menos ignorantes a respeito de assunto tão vital e, assim, poder contribuir para uma sociedade mais humana.
A forma do livro contribui ainda mais para o melhor aproveitamento de seu conteúdo. O QR code, ao final de cada capítulo, dá acesso a um pequeno vídeo em que o autor comenta pontos importantes do texto, de modo a estimular a leitura e tornar as ideias mais compreensíveis. Ao final do volume, é apresentado um glossário remissivo, contendo 80 termos e expressões, que o tornam de mais fácil entendimento.
Provoca, assim, uma leitura emancipadora d’O Capital, que leva quem lê a fazer seus os conhecimentos aí apresentados, sem precisar apoiar-se em dogmas ou clichês.