Ciclos e Progressão Continuada (Parte 4/5) – Reprovação Escolar

Vitor Henrique Paro. Entrevista ao Serviço de Comunicação e Mídia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, em 10 de outubro de 2013 – Parte 4/5.

Conteúdo:

A reprovação é comumente apresentada como resultado da avaliação

Conceito de Avaliação.

– avaliação vs. medida
.   as coisas mais importantes não se medem
.   educação: avaliar o quê?
– avaliar:
.   atribuir valor (com base em valores)
.   aferir a qualidade
– instrumento da administração
.  (síntese do conceito)
.  trabalho: atividade orientada por um fim
.  administração: mediação
.  coerência entre meios e fins
– necessária em todos os campos
– avaliação de produto e avaliação de processo
→ produto material (imediata)
.    os instrumentos de medida são muito mais aplicáveis
→  produto não material (mediada por subjetividades)
.    educação (no processo)
→ na educação, fala-se de avaliação, mas não se faz
.   confunde-se reprovação com avaliação
.   espera-se um ano inteiro para se avaliar
.   coloca-se na vítima a culpa pela incompetência da escola

COMPARTILHE

Relacionados

Gestão Escolar Democrática – Prof. Vitor Henrique Paro (Entrevista completa)

Ciclos e Progressão Continuada (Parte 1/5) – Introdução

Ciclos e Progressão Continuada (Parte 2/5) – Ciclos Escolares e Ciclos de Aprendizagem

Ciclos e Progressão Continuada (Parte 3/5) – Progressão Continuada vs. Promoção Automática

Ciclos e Progressão Continuada (Parte 4/5) – Reprovação Escolar